Palmas-TO, 30 de abril de 2025

WebMail

Pesquisadores das instituições parceiras da Fapto participam de Oficina para elaboração de Projetos de Inovação

Atualizado em: 11/06/2024 15h22

Como parte da programação do aniversário de 20 anos da Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto), pesquisadores das instituições de ensino técnico e superior que são parceiras da Fundação foram convidados para participar de dois dias de Oficinas de Elaboração de Projetos para Inovação. O evento começou na manhã desta terça-feira, 11, e segue até amanhã, 12, nas instalações do Centro de Inovação - InovaFapto.

O mestre em Ciências Tecnologias e Inovação e especialista em captar recursos não reembolsáveis para inovação, Gileno Negreiros, conduzirá as atividades da oficina que vem sendo ministrada aos quarenta pesquisadores interessados em desenvolver suas habilidades para criar, planejar e implementar projetos inovadores.

O especialista lembra que atualmente as instituições têm buscado fomentar a inovação como um fator estratégico, e que alimenta a economia de maneira geral, citando os diversos editais lançados de recursos não reembolsáveis para o desenvolvimento de projetos. Segundo ele, a ideia é apresentar aos pesquisadores uma leitura, uma interpretação de editais e como escrever bons projetos para captar recursos. “A oficina será bem mão na massa, vamos trazer aqui metodologias, trazer inteligência artificial, trazer tudo que pode agregar para um bom projeto. A ideia é ajudar a transformar os projetos aqui do Tocantins, em projetos mais competitivos para trazer os recursos para cá e assim fomentar mais a economia”, conta.

A primeira dica do especialista para quem quer começar a elaborar um projeto é ficar atento às oportunidades. “Se você já tem um projeto, se você já tem uma ideia, você vê no passado o que é que teve de editais, o que é que teve de oportunidades para você ir começar a trilhar esse caminho de acordo com o que aconteceu no passado e começar a fazer uma observação daquilo que vai aparecendo, de editais, de oportunidades, daquilo que pode trazer recursos para o desenvolvimento do seu projeto”, orienta e aproveita para parabenizar a Fapto pela iniciativa.

O diretor-geral da Fapto, Léo Araújo, reforça que a intenção deste momento é ajudar os pesquisadores na identificação de oportunidades, no melhor desenvolvimento das ideias, de boas técnicas para gerar e desenvolver iniciativas inovadoras. “A Fapto é parceria para colaborar e estabelecer parcerias estratégicas que vão fortalecer projetos. Acreditamos que as oficinas são importantes para capacitar os pesquisadores a transformar suas ideias em projetos viáveis e sustentáveis, além de promover a cultura da inovação em suas áreas de atuação”, acredita o gestor lembrando que ações assim impulsionam também o crescimento das instituições e também do Tocantins.