Na manhã desta terça-feira, 25, a Fundação de Apoio Científico e Tecnológico do Tocantins (Fapto) reuniu boa parte dos professores que fazem parte do grupo de instituidores da instituição. Um encontro especial que proporcionou boas lembranças, reencontros e saudosismo na grande maioria dos presentes. O evento foi mais uma programação para celebrar os 20 anos de criação da Fapto, e também um momento importante para compartilhar os avanços da Fundação ao longo dos últimos anos.
Durante o encontro, os instituidores ainda prestigiaram a homenagem ao mestre Zezuca Pereira da Silva, membro fundador da Fapto, que em reconhecimento à sua dedicação e liderança empresta a partir de agora, o seu nome ao prédio da instituição. A cerimônia de homenagem aconteceu nas instalações da Fapto e em seguida, os convidados se reuniram na sede do InovaFapto, juntamente com alguns colaboradores e pesquisadores parceiros.
Em seu discurso, o diretor-geral da Fapto, lembrou que o professor Zezuca foi reconhecido por sua visão inovadora e seu compromisso inabalável com a implantação da Fundação de Apoio e também com a sua imensa contribuição com o crescimento da Universidade Federal do Tocantins (UFT). “ Em 2004, professor Zezuca e outros também professores que hoje estão presentes neste evento, tiveram a coragem de sonhar grande, de enxergar além e de acreditar no poder transformador da educação, da ciência e da pesquisa. Foi essa coragem que deu origem a nossa Fapto, uma instituição que hoje se destaca por sua excelência, compromisso social e impacto positivo na vida de tantas pessoas”, lembrou o diretor citando alguns desafios e obstáculos que surgiram no percurso, mas que não os fizeram desistir da criação e foram todos superados.
A professora doutora Ana Lúcia Medeiros, também resgatou da memória lembranças da determinação e resiliência do professor Zezuca, que para ela foram inspiradoras. “Além de visão e liderança, o professor Zezuca sempre demonstrou uma profunda humanidade e cuidado com todos que estão aqui. Fico super feliz em hoje participar deste momento e de acompanhar o crescimento da Fapto que tem uma força visível para continuar apoiando projetos que impactam positivamente inúmeras vidas”, observou.
A reunião foi conduzida por falas e depoimentos emocionantes de colegas e parceiros que expressaram sua gratidão e admiração pelo professor Zezuca e também pela história da Fapto.
Em seu discurso de agradecimento, professor Zezuca, agradeceu a presença de todos, inclusive dos seus familiares que os acompanharam e destacou a importância do trabalho coletivo e reforçou seu compromisso com a missão da Fundação. “Um dia para celebrar o poder da educação. Me sinto muito grato por tanto carinho e reconhecimento. Quero aproveitar para pedir a todos que continuem a lutar pelo ensino de qualidade e por um mundo mais justo e solidário”, reforçou emocionado.